Dias atrás, publiquei no facebook o currículo básico
utilizado em Harvard por volta do ano de 1600, quando sua fundamentação
era o Trivium. Hoje quero publicar aqui (e lá) alguns trechos do Teaching the
Trivium
que falam sobre a importância do estudo da literatura dentro deste método de ensino.


“O primeiro veículo para transmissão da cultura é a linguagem. Quando
uma cultura adquire um grau de complexidade tal que requer uma
literatura para transmitir-se completamente, então tal cultura pode ser
classificada como uma civilização (…).


A primeira instituição
a transmitir cultura é a família. A família transmite os princípios
elementares e fundamentais de governo, religião e economia de uma
cultura (…).


O conhecimento do presente é construído sobre o
conhecimento do passado. Se removemos inteiramente o passado, então
removemos os fundamentos sobre os quais temos construído. Se nós não
conhecemos, em alguma medida, os escritores do passado – suas ideias,
então não conhecemos mais do que eles – e não temos como construir sobre
suas ideias. Quando cessamos de conhecê-los, cessamos de saber mais do
que eles. Não conseguimos permanecer sobre os seus ombros se não
estivermos sobre os seus ombros. Estar sobre os seus ombros é
beneficiar-se da cultura – beneficiar-se da transferência de
conhecimento acumulado de uma geração para outra. Isto é uma cultura
civilizada – uma cultura construída sobre a literatura (…).


Um homem sem uma cultura civilizada é um homem sem um passado sobre o qual construir (…).

Um homem sem cultura é um homem sem materiais para construir um futuro.”

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