Há tempos prometi contar para vocês qual foi o presente que as crianças ganharam de Natal de uma de nossas leitoras. Cumprindo a promessa, vejam só que maravilha: o box “Conta outra vez”, composto de oito livros do Monteiro Lobato.
Cada livrinho é uma história independente, mas a maioria são releituras que Monteiro fez de vários clássicos. Há um volume sobre as fábulas de Esopo, outro sobre Dom Quixote, outro sobre Peter Pan, o Minotauro, o Hans Staden, histórias de tia Nastácia, histórias diversas e o que temos lido todas as tardes: Os doze trabalhos de Hércules. Cada história possui ilustrações feitas por artistas diferentes, nem todas boas, infelizmente.
As crianças têm amado esse primeiro contato com o mundo antigo, apesar de todas as diferenças existentes entre nós e eles. E dentre todas as diferenças, a mais gritante certamente é a teológica, entre os muitos deuses antropomórficos gregos e o Deus cristão. Mas, apesar do que inicialmente esperávamos (alguma espécie de confusão, em alguma medida), Chloe facilmente separou as coisas ao lembrar-se da passagem do Livro de Atos, capítulo 17, na qual o apóstolo Paulo fala aos atenienses a respeito do Deus desconhecido.
Mas é claro que dona Chloe não conteve a curiosidade e já começou a ler por conta própria pelo menos uns outros dois ou três volumes da série.
Em breve conto mais sobre os outros livrinhos que temos lido.