Quem me acompanha no facebook está sabendo: mudamos inesperadamente de residência agora em janeiro. Então, o que era para ser um período de férias tranquilo e sem novidades transformou-se num corre-corre: seleciona, guarda, encaixota, transporta; depois: desencaixota, limpa, guarda… E tudo isso com os três pequenos. Mas, enfim, valeu a pena. O novo lar é maior e mais bonito que o anterior. Estamos todos felizes e gratos a Deus.
Agora, expostos os devidos motivos para tanta demora, vamos ao que interessa. Afinal, o que selecionei para trabalhar com a Chloe neste ano
?Para começar, tomei a seguinte decisão: antes de adentrar em novos conteúdos, começamos revisando o que havíamos estudado no ano que passou. Claro, refiro-me aqui aos conteúdos de português e matemática, que foi o que trabalhamos sistematicamente. As outras matérias apareceram apenas de maneira eventual.
Já em se
tratando de português, fizemos um upgrade significativo. É que o
querido Prof. Carlos Nadalim nos presenteou com uma coleção de livros
que ele próprio utiliza em sua escola (Mundo do Balão Mágico). Trata-se
da coleção “Descobrindo a gramática”, da FTD. Mas o melhor é que fomos
presenteados com a edição antiga, que é muito melhor e mais completa!
Assim, estamos revendo os conteúdos da segunda série rapidamente.
Alegrou-me muito ter um livro-base confiável a partir do qual posso ensinar à Chloe nossa língua mãe. Mas alegrou-me ainda mais perceber que aquilo que eu vinha ensinando intuitivamente, desde as minhas memórias, estava perfeitamente de acordo com o apresentado no livro. Ou seja, mesmo tateando às escuras, achei o interruptor.
A graaaande novidade, no entanto, ficou por conta da disciplina de história. Graças a uma amiga facebookeana, a Mariana Junckes, tomei conhecimento do material desenvolvido pela Susan Wise Bauer para a matéria. Eu já conhecia a Susan lá pelo “The Well-Trained Mind”, mas não conhecia o seu material de história. E que surpresa maravilhosa! Nada daqueles conteúdos escritos de maneira impessoal que tanto entediam as crianças. Não, nada disso! Ela inventa uma história dentro da história e torna tudo divertido e próximo para a criança. Tarak, uma menina nômade de sete anos de idade é a personagem principal até o momento (estamos no Egito antigo). Além do livro texto, há ainda um livro de atividades para a criança, um livro de testes sobre cada capítulo e um outro livro do “professor”, com explicações sobre como utilizar todos estes recursos e ainda muitos outros. Coisa linda! Claro, tudo em inglês – mas se eu consigo, você consegue! 😉
Agora em março pretendemos iniciar as aulas de piano, se Deus quiser! Estamos bem empolgadas com a ideia!