Ter introduzido aulas de arte (tanto de história quanto de observação de quadros e mesmo a prática do desenho) foi uma das melhores coisas que fiz, em termos educacionais, por mim e pelas crianças, nos últimos tempos.
 
Cada uma das modalidades utilizadas traz à tona coisas interessantes sobre as obras, mas também e curiosamente sobre nós mesmos.
 
Hoje, enquanto observávamos “Le gâteau d’anniversaire”, de Victor Gabriel Gilbert, Chloe confessou seus sentimentos de desconforto e de insegurança diante da pintura. Para ela, o fato de o menino estar segurando o bolo é um risco iminente; o correto seria que ele estivesse de mãos dadas com a irmã enquanto a mãe, que é adulta, levasse o bolo. Quando eu teria pensado nesse tipo de crítica? Quando eu suspeitaria desses sentimentos todos diante da simples visão do quadro? Para o Bibi, por outro lado, tudo ali está certo.



Os outros quadros que vimos nas aulas anteriores, seguindo o livro “What do you see“, de Laurie Bluedorn, foram Little Red Riding Hood and Grandmother, de Harriet Backer, e The Dog Cart, de Henriëtte Ronner-Knip. Até o momento, a chapéuzinho é a favorita por unanimidade. 🙂


O livro mencionado continua gratuito para kindle no site da Amazon.

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